quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Uma gigantesca aula em 20 minutos


Reprodução do texto que publiquei no meu Flickr logo depois de ter participado da leitura de portfolio do SP Photo Fest 2009.


Cara-a-cara com Antonin Kratochvil


No último domingo (13/09/09), participei da leitura de portfolio no festival SP PHOTO FEST, no MIS (SP). Fui selecionado, com outros 31 sortudos, através do grupo do evento no flickr, pra apresentação de portfolio com um dos fotógrafos convidados.
E, para minha surpresa, fui escalado para apresentar justamente para quem eu gostaria, caso fosse possível escolher: Antonin Kratochvil, um dos fundadores da agência VII.
O frio na barriga e o nervosismo imperavam, já que eu estaria a frente de uma lenda do fotojornalismo atual.
Nervosismo que se desfez logo ao apertar a mão de Mr. Antonin. A sua simpatia era notável, de um sorriso que rapidamente me acalmou e tornou as coisas bem mais fáceis pra mim.
Antonin começou pedindo uma explicação sobre o que eu havia levado (um projeto com caráter documental no qual venho fotografando minha própria rua - e na edição que levei, referia-se aos meninos da rua empinando pipa). Olhando as fotos uma a uma com atenção, separou sem pestanejar 2 das 13 que levei. E em seguida, soltou seus comentários.
Bastante comunicativo (muito mais do que eu poderia imaginar), sem omissão em nenhum sentido, me deu uma aula de como um fotojornalista deve agir e pensar sobre um tema. Não exatamente com essas palavras –mas nas entrelinhas de seus comentários–, pedia entrega, paixão, envolvimento, abstração, metáforas, citou no mínimo 3 vezes "você é o contador da história, entende?". Deu dezenas de ideias, dicas e instruções e ainda saí de lá com um "você tem um bom olho, quero ver como está esse projeto quando voltar ao Brasil". O que mais eu poderia querer ouvir?
Enfim, resolvi escrever um pouco aqui sobre esse encontro apenas como forma de agradecimento ao evento por essa oportunidade incrível. Espero que todos tenham aproveitado bastante essa leitura de portfolio assim como foi absurdamente proveitosa pra mim, e que muitos e muitos outros tenham esse tipo de chance nos próximos anos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial